O que é um gateway de pagamento?

05.29.2023 14 min. leitura

Se você deseja ter um negócio online em constante crescimento, é necessário modernizar seu processo de transações financeiras.

Nesse artigo você irá aprender o que é um gateway de pagamento e como essa ferramenta vai garantir que seu cliente tenha opções rápidas e seguras na hora de efetuar o pagamento.

O que é um gateway de pagamento?

O gateway de pagamento é um sistema de pagamento e de processamento de transações financeiras que irá tornar a experiência de compra do seu cliente ágil, segura e prática.

É uma solução que pode ser utilizada em e-commerces, plataformas de jogos de azar, sistema de pagamento de serviço médico, agências de viagens, jogos online, entre outros.

Os gateways de pagamento irão garantir a segurança das transações financeiras entre cliente, vendedor e instituições financeiras envolvidas no processo de transações online. O processador de pagamentos também ajuda a evitar fraudes e vazamento de informações bancárias sigilosas.

Ao utilizar um gateway de pagamento no seu negócio, você irá quebrar várias objeções do cliente ao facilitar e diversificar as opções de pagamento online do seu serviço.

Através do gateway de pagamento é possível oferecer para o cliente uma variedade de sistema de pagamentos como o QR code, links de pagamento, cartões de crédito e de débito, transferências bancárias, carteiras digitais, entre outros.

O mercado oferece diferentes tipos de gateway de pagamento. Você precisa entender quais são as necessidades do seu negócio para escolher a solução mais adequada para seu objetivo.

Preparamos uma lista com os principais tipos de gateways de pagamento, confira:

  • Gateway de pagamento direto;
  • Gateway de pagamento hospedado;
  • Gateway de pagamento por meio de API;
  • Gateway de pagamento móvel;
  • Gateway de pagamento com integração bancária;
  • Gateway de pagamento com integração de carteiras digitais.

Listamos apenas alguns exemplos de gateways de pagamento, você precisa buscar a solução de processamento de pagamentos que esteja de acordo com as necessidades da sua empresa.

Como gateway de pagamento funciona?

Quando um cliente realiza uma compra online, é o gateway de pagamento que realiza a comunicação entre todas as partes envolvidas na estrutura de uma compra online.

As partes envolvidas em um sistema de pagamentos são o consumidor, o comerciante, o provedor de serviços de pagamento (PSP), o banco emissor, o banco adquirente, o gateway de pagamento e o processador de pagamento.

O processo em cadeia de um pagamento online funciona da seguinte forma:

  1. Quando o cliente realiza a compra online, ele adiciona seus dados de pagamento como nome completo, número do cartão e data de validade em um formulário.
  2. O gateway de pagamento é o responsável por receber e enviar esses dados do consumidor para o processador de pagamentos.
  3. Quando a empresa responsável por processar o pagamento recebe os dados, ela verifica as informações e solicita a autorização do banco emissor do cartão de crédito ou débito do consumidor. Quando o banco aprova a compra, o processador de pagamento informa o gateway de pagamento e o banco adquirente sobre a aprovação.
  4. É nessa fase do processo que o gateway de pagamento informa o comerciante sobre a aprovação da transação financeira e realiza a solicitação de entrega do produto ou serviço para o cliente.
  5. O banco adquirente recebe os dados fornecidos pelo gateway de pagamento e processa a transação, transferindo o valor pago pelo cliente para a conta do comerciante.
  6. Nesta etapa o comerciante recebe o pagamento pelo produto ou serviço e realiza o envio do produto ou acesso para o cliente.

Por mais complexo que seja o processo de uma transação financeira, o gateway de pagamento faz com que toda essa transação online seja rápida, prática e segura.

Como escolher um gateway de pagamento?

Antes de escolher um gateway de pagamento, você precisa entender quais são as características e os objetivos do seu negócio. A partir disso, você vai analisar qual solução para o processamento de pagamentos se encaixa naquilo que seu negócio necessita.

Confira a lista com os critérios principais que você precisa analisar na hora de escolher uma gateway de pagamentos:

  • Segurança fornecida pelo gateway de pagamento;
  • Taxas cobradas pelo sistema de transações financeiras;
  • Facilidade de uso do gateway de pagamento;
  • Disponibilidade do gateway de pagamento no país que seu negócio atua;
  • Integração com o sistema do seu negócio;
  • Suporte técnico;
  • Opções de pagamento;
  • Reputação do gateway de pagamento.

Quando você entende as necessidade do seu empreendimento, você consegue analisar todos os critérios para escolher um sistema de pagamentos e tomar uma decisão mais assertiva.

Por exemplo, um jogo temático possui objetivos e características diferentes de um e-commerce.

No jogo temático, os quais geralmente incluem apostas, o gateway precisa disponibilizar uma licença específica para processar as transações financeiras de um jogo de azar, critério que não é necessário ser analisado ao escolher um gateway para um e-commerce.

Os critérios para escolher um gateway de pagamento para um jogo temático incluem também a disponibilização de licenciamento para jogos de azar e a praticidade em utilizar a plataforma de processamento de pagamentos.

Agregador de pagamentos para segmentos de alto risco

Para que uma empresa ligada ao segmento de alto risco ofereça formas de pagamento seguras e diversas, é necessário a utilização de um agregador de pagamentos.

A BetterBro é uma empresa que fornece esse serviço para negócios de alto risco e atua como uma intermediária entre o cliente, o vendedor e as instituições financeiras. A empresa possui uma abordagem flexível, transparente, estável e é tão confiável quanto as agregadoras de pagamento tradicionais.

Requerimentos do sistema de pagamento para websites

Existe um processo de integração que conecta seu website ao sistema de pagamentos.

Trata-se de uma conexão segura e sofisticada que utiliza protocolos de criptografia para proteger os dados dos clientes durante as transações financeiras.

Esse processo varia de acordo com gateway de pagamento escolhido e a plataforma utilizada pelo website.

Existem requisitos para que o gateway de pagamento se conecte ao website de um negócio. Confira os principais:

  1. O website ou a empresa precisa ser registrado nas instituições governamentais responsáveis e possuir o número de registo válido.
  2. O website ou a empresa deve ter integrado em seu software o kit de desenvolvimento de software (SDK) ou a interface de programação de aplicativos (API).
  3. A empresa precisa possuir medidas seguras de prevenção de fraudes.
  4. É necessário que o negócio cumpra todos os requisitos e leis de segurança de dados como o Payment Security Standard (PCI DSS).
  5. A empresa precisa ter um serviço de atendimento ao cliente para auxiliá-los com todas as dúvidas e problemas relacionados a pagamentos.

Todo negócio precisa expandir e alavancar as vendas para sobreviver dentro do mercado.

Utilizar um sistema de pagamentos no seu website ou aplicativo, além de processar com rapidez e segurança as transações financeiras, irá diminuir os riscos, aumentar a segurança das transações online e tornar mais simples a gestão financeira do seu negócio.

Analise todos os critérios abordados nesse artigo antes de escolher um sistema de pagamentos online para seu empreendimento.

E se o seu negócio for caracterizado como de alto risco, além das soluções fornecidas pelos gateways de pagamento, busque também um agregador de pagamentos, serviço realizado pela empresa BetterBro em vários países.